Ações do projeto
Pacotes de Trabalho (Work Packages - WPs)
WP1 - Gestão global do projeto

Este WP tem como objetivo assegurar as funções de gestão e coordenação do projeto. Abrange a gestão interna (incluindo o acompanhamento operacional e a avaliação da execução) e a comunicação com a Comissão Europeia (CINEA e a equipa de monitorização do LIFE) ao longo do ciclo de vida do projeto.

T1.1 Gestão administrativa, técnica e financeira - Esta tarefa visa cumprir os deveres do Acordo de Financiamento do Programa LIFE no que respeita à gestão global do projeto, sendo coordenada pelo beneficiário coordenador, Rewilding Portugal.

T1.2 Auditoria independente de registos financeiros - Esta tarefa assegura os deveres obrigatórios estipulados no Acordo de Financiamento do Programa LIFE, tendo como principal objetivo a entrega dos Certificados das Declarações Financeiras (CFS).

T1.3 Plano pós-LIFE -
O objetivo desta tarefa é elaborar, discutir e aprovar o Plano Pós-LIFE do projeto, a entregar no final do período de execução. O Plano Pós-LIFE seguirá as orientações e boas práticas de anteriores projetos LIFE, tendo por objetivo assegurar a sustentabilidade pós-projeto e a continuidade dos trabalhos do projeto, assim como a sua capacidade de replicação.

WP2 - Governança do projeto e comités consultivos

Este WP promoverá um conjunto de ferramentas de boa governança, com o objetivo de alavancar o apoio e reunir aconselhamento que permita ajudar a equipa do projeto a mitigar problemas, superar dificuldades imprevistas e contabilizar opiniões e contributos que permitam melhorar os resultados do projeto. Ao envolver diferentes partes externas com interesse no projeto, melhorará e promoverá a boa governança, a cooperação com várias administrações públicas e garantirá a disponibilidade de conhecimentos técnicos de relevo.

T2.1 Comité de Stakeholders (SB) - Para assegurar a existência de processos de planeamento e gestão participados está previsto o funcionamento de um Comité de Stakeholders (SB) ao longo de todo o projeto. O SB reunir-se-á regularmente, tendo como principal agenda uma apresentação e discussão dos principais trabalhos e progressos feitos ao longo do projeto, assim como obtenção de opinião e sugestões dos diferentes stakeholders.

T2.2 Comité Consultivo (AB) - O Comité Consultivo (AB) reunirá regularmente um grupo fixo de especialistas de diferentes sectores (científico, técnico, administrativo, político, social) que trabalham com a conservação das espécies-alvo, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e pareceres técnicos que permitam melhorar as soluções e os resultados relativos a temas e assuntos específicos do projeto. O AB servirá para ajudar a ultrapassar eventuais desvios e imprevistos que exijam uma atenção específica, assim como na identificação de soluções e ferramentas adequadas e eficazes que possam melhorar a implementação e impacto do projeto.

WP3 - Monitorização da execução, resultados e impactos

Este WP combina um conjunto de tarefas que têm como objetivo monitorizar, avaliar e comunicar os resultados e impactos das ações do projeto na resolução dos problemas visados e no cumprimento dos indicadores-chave de desempenho (KPI) LIFE selecionados. Estas tarefas incluem a recolha e compilação regular de dados operacionais de base, relativos aos impactos socioeconómicos e ambientais, assim como o seu tratamento e comparação com a base de referência e com os objetivos previstos. As ações deste WP incluem também trabalho de campo nas áreas a intervir através de medidas de conservação, auscultações e ações de comunicação e sensibilização junto dos públicos-alvo.

T3.1 Resultados operacionais - Todos os beneficiários recolherão regularmente dados sobre os resultados operacionais das ações que dirigem, de forma a registar e evidenciar a evolução entre a situação inicial e o pós-intervenção. No âmbito desta tarefa serão avaliados os impactos do projeto nas espécies-alvo (lobo e lince), nas espécies-presa (coelho, perdiz, ungulados), na prevenção de danos, entre outros. Será efetuada uma compilação de valores de referência iniciais para as diferentes espécies, promovendo também a cooperação com outros projetos LIFE através do intercâmbio de conhecimento e resultados obtidos.

T3.2 Avaliação socioeconómica - Esta tarefa incluirá um estudo inicial sobre as atitudes sociais nas principais áreas do projeto, assim como um mapeamento da área de intervenção do projeto.  Adicionalmente, seguindo as melhores práticas do LIFE, será realizada uma investigação específica do impacto socioeconómico das ações do projeto na economia e nas populações locais, que será atualizada ao longo do ciclo de vida do projeto.

T3.3 LIFE Key Performance Indicators (KPIs) - Nesta tarefa será feita uma monitorização de um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar os resultados do projeto e o contributo do programa LIFE para tal. Para cada KPI serão calculados valores-base de referência e estimados os impactos esperados que o projeto trará.

WP4 - Comunicação, disseminação e networking

O WP4 tem como principais objetivos a comunicação com o público, as partes interessadas e os meios de comunicação social, a fim de promover e divulgar os progressos na execução do projeto, fornecer informações atualizadas sobre os seus desenvolvimentos e promover a troca de conhecimentos técnicos com outras equipas técnicas.
 
T4.1 Comunicação geral - Esta tarefa foca-se em ações de comunicação regular com o público em geral, comunidades locais, público técnico-científico, decisores e responsáveis políticos, bem como o contacto com os media e a organização de press trips para divulgação dos objetivos e resultados do projeto. Inclui também o desenvolvimento de ferramentas de comunicação online (website do projeto e página de Instagram) e de materiais promocionais a serem distribuídos e instalados nas áreas de intervenção do projeto, assim como a produção de um relatório Layman no final do projeto.  

T4.2 Documentário - Com o objetivo de divulgação junto do público, haverá a produção de um documentário sobre os trabalhos do projeto. Esta tarefa inclui a recolha, edição e produção de duas versões, destinadas à distribuição online e à difusão em eventos relacionados com o cinema de vida selvagem e documentário, bem como em canais de televisão.

T4.3 Exposições itinerantes - Para complementar as ações de educação ambiental e sensibilização, realizar-se-á ao longo de todo o projeto um conjunto de exposições fotográficas e informativas sobre o lince e o lobo ibérico. Implementadas em formato itinerante, as exposições serão instaladas em eventos locais e regionais relevantes que se realizem na área do projeto.

T4.4 Envolvimento dos municípios e das comunidades locais - Para promover o envolvimento ativo dos municípios das áreas de intervenção do projeto, haverá uma campanha anual de sensibilização junto dos municípios com a duração de um mês dedicada às espécies-alvo. O objetivo é promover a biodiversidade dos territórios que acolhem o projeto bem como estimular o envolvimento das comunidades locais nas atividades.

T4.5 Programa de educação ambiental - Para sensibilizar a população para as ações de conservação a realizar e os problemas relacionados com tais ações, será implementado um Programa de Educação Ambiental, dirigido a alunos e professores das escolas da área de intervenção, assim como a educadores do ensino não formal, bibliotecas municipais e grupos informais de educação para a natureza.

T4.6 Networking - Esta tarefa tem como objetivo aumentar o contacto direto e regular com equipas técnicas de outros projetos e iniciativas que lidam com a conservação das espécies-alvo e com a resolução do mesmo tipo de desafios de conservação. Também será feito um trabalho ativo em rede com outros projetos LIFE em curso que têm objetivos e âmbito de ação semelhantes.

T4.7 Divulgação técnica - Para permitir um maior alcance na divulgação técnica, a equipa do projeto participará em conferências e seminários nacionais e internacionais durante o período do projeto para apresentar o seu desenvolvimento e os resultados. Esta tarefa também prevê a organização de um Simpósio Final para apresentar os resultados e as ações executadas.  

T4.8 Tradução e edição do Carnivore Damage Prevention News - O Carnivore Damage Prevention News (CDPnews) é um jornal eletrónico profissional centrado nos desafios e na complexidade da coexistência entre os grandes carnívoros e as atividades humanas. Para promover uma disseminação mais ampla do CDPnews, serão feitas traduções para português e espanhol, o que ampliará consideravelmente o seu alcance não só nos países do projeto, mas também nos demais países de língua portuguesa e espanhola. Adicionalmente, a edição da CDPnews será continuada no âmbito do projeto com o apoio na edição de dois números no final do projeto, e com as respetivas traduções para português e espanhol.

WP5 - Trabalhos preparatórios técnicos e de governança

Este work package centrar-se-á em ações preparatórias do projeto que serviram de apoio para a implementação dos trabalhos de conservação no terreno e medidas de prevenção de danos.

T5.1 Envolvimento de atores locais - Para preparar as ações de conservação e a aplicação de medidas de prevenção, esta tarefa centra-se no envolvimento das partes interessadas (criadores de gado, gestores de caça, proprietários de terras) através de sessões participativas. O objetivo será identificar e abordar as principais preocupações e lacunas de informação sobre o lobo e o lince nas áreas de intervenção do projeto e posteriormente promover a discussão destes tópicos com especialistas e decisores políticos para propor e encontrar em conjunto soluções que beneficiem a coexistência positiva.

T5.2 Desenvolvimento de estratégias operacionais para aumento da abundância de presas nas zonas-piloto - Esta tarefa consistirá na compilação de um documento de boas práticas para o aumento da abundância de presas, bem como na organização de um workshop para apresentação e discussão do relatório com proprietários de terras, associações de caçadores e outras partes interessadas. O objetivo desta tarefa é criar um processo de cocriação para definir estratégias e procedimentos operacionais que permitam aumentar a abundância de presas em locais-piloto identificados. Será ainda constituído um grupo de trabalho com entidades académicas e de investigação para procurar um consenso sobre as abundâncias e diversidades recomendadas de presas selvagens nas paisagens naturais para o lince e o lobo ibérico.

T5.3 Desenvolvimento de uma proposta de alteração da legislação em Portugal relativa aos cães de proteção de gado - Esta tarefa irá criar e implementar um grupo de trabalho focado no desenvolvimento de uma nova proposta legislativa em Portugal para os cães de proteção de gado. Envolvendo entidades governamentais e atores chave, a proposta a desenvolver será depois apresentada às entidades e grupos relevantes (grupos parlamentares, CPADA, outras ONG).

WP6 - Melhorar a abundância de presas em áreas privadas

Este WP visa implementar ações de conservação especificas nas áreas de intervenção identificadas para melhora da abundância de espécies de presas do lobo e lince ibéricos.  

T6.1 Criação de áreas de demonstração e teste de boas práticas para o repovoamento do coelho e da perdiz nas reservas portuguesas de rewilding - Nas áreas detidas ou geridas por um dos parceiros do projeto, serão implementadas medidas para aumentar a abundância de espécies presas, nomeadamente a construção de núcleos de alta densidade para coelhos, translocações de coelhos e outras medidas revelantes de melhora de habitat.

T6.2 Criação de áreas de demonstração e teste de boas práticas para o repovoamento do coelho e da perdiz noutras zonas de intervenção - Para as áreas pertencentes a outras entidades (municípios, proprietários privados, associações de caçadores), serão celebrados acordos para a realização de ações ou para apoio às entidades na realização de ações de melhora da abundância de presas e seu habitat.  

T6.3 Atualização dos formulários de dados padrão para espécies-alvo - Como nem todos os locais de intervenção incluídos na área do projeto estão classificados quanto às espécies-alvo, durante o projeto serão atualizados os formulários de dados padrão (SDF) destes locais para as espécies-alvo.

WP7 - Melhorar a abundância de presas noutras zonas - sistema de pequenas subvenções

O objetivo deste WP é expandir os trabalhos de conservação a uma área mais alargada dos distritos da Guarda e Castelo Branco através de um sistema de pequenas subvenções para implementação de boas práticas de conservação.

T7.1 Estabelecimento de zonas-piloto para aumento da densidade das presas através de sistema de pagamento baseado em resultados - Projeto-piloto de pequenas subvenções para gestores e associações de caça que pretendam aplicar medidas de boas práticas para aumento de abundância de presas e restauro de habitat.

T7.2 Apresentação aos órgãos de gestão dos resultados e de uma potencial proposta de financiamento através do FEADER- Com base nos resultados da tarefa T7.1, trabalhar-se-á na definição (com apoio de consultores jurídicos) de propostas concretas de modelos de financiamento focados nas metas e os objetivos do projeto em termos de recuperação do habitat e de aumento da abundância de presas. Estas propostas serão apresentadas às entidades governamentais responsáveis pela gestão da natureza e território.

WP8 - Melhorar a prevenção de danos junto de criadores de gado

Os trabalhos deste WP incluem um conjunto de boas práticas de conservação concretas necessárias para melhorar a prevenção dos danos causados pelos ataques do lobo ou lince ao gado. Os trabalhos tomam como base a replicação de soluções eficazes anteriormente ensaiadas e utilizadas noutros projetos LIFE e cuja rentabilidade na prevenção e redução de danos está amplamente suportada por literatura científica e técnica.

T8.1 Alargamento da utilização de cães de proteção de gado em zonas de presença recente de lobo - Serão distribuídos cães de proteção de gado de raças autóctones em explorações agrícolas nas zonas do projeto. A seleção basear-se-á na existência de prejuízos ou na localização em zonas prioritárias previamente definidas. Os agricultores serão apoiados durante os primeiros dezoito meses, incluindo na integração do cão com o gado, capacitação e fornecimento de alimentos e cuidados veterinários.

T8.2 Proteção complementar com vedações fixas - Para aumentar a proteção dos rebanhos nos locais de repouso, esta tarefa visa a instalação de soluções de vedação fixas que possam proteger pequenas parcelas de terreno onde o gado possa repousar durante a noite ou alimentar-se em segurança em períodos em que os criadores de gado não podem vigiar.

T8.3 Proteção complementar com vedações elétricas móveis - Esta tarefa prevê a implementação de um conjunto de casos de demonstração em explorações agrícolas de medidas de proteção de gado baseados em vedações elétricas móveis com o objetivo de demonstrar as vantagens da utilização desta solução contra ataques de lobos.

T8.4 Workshops de replicação interpares - Esta tarefa focar-se-á na implementação de workshops entre criadores de gado com o objetivo de promover a replicação e transferência de boas práticas. Estes workshops incluirão a divulgação de informação técnica sobre as soluções de prevenção de danos que estão a ser implementadas no projeto e a demonstração no terreno de como estas são instaladas e utilizadas.

WP9 - Aumentar a vigilância e a capacidade de ação na indemnização dos danos causados ao gado

O crime ambiental é uma das principais ameaças à vida selvagem, com o uso generalizado de veneno e armadilhas ilegais para capturar animais. Este programa de trabalho centrar-se-á na melhoria dos esforços de vigilância na área do projeto, bem como na formação sobre a avaliação dos danos causados pelos predadores.

T9.1 Formação transfronteiriça para agentes de polícia ambiental - Esta tarefa irá promover o intercâmbio de boas práticas e conhecimentos entre as autoridades de policias ambiental de Portugal e Espanha. Sendo estas entidades responsáveis pela investigação de crimes ambientais, a capacitação centrar-se-á em procedimentos relevantes como o procedimento ANTIDOTE para casos de envenenamento.  

T9.2 Projeto-piloto de análise forense de animais predados - Esta tarefa criará uma equipa-piloto na região da Malcata, associando um veterinário com formação em análise forense de gado predado a uma equipa de vigilantes da natureza do ICNF, para acompanhar as visitas de inspeção a gado suspeito de ser predado. Em tais casos, a equipa fará uma inspeção forense para determinação a causa da morte e, quando for caso disso, qual a espécie que provocou o ataque. Serão também recolhidas amostras genéticas de saliva para avaliar a presença de predadores. Paralelamente, será feita, em conjunto com o ICNF, uma análise da eficácia e dos custos de cada método e da combinação de todos.

T9.3 Rede de embaixadores da vida selvagem - Esta tarefa visa a criação de uma rede de embaixadores da vida selvagem que contribuam na comunicação de informação sobre as espécies-alvo e ajudem a promover o envolvimento das populações locais no projeto.

WP10 - Aumentar os benefícios socioeconómicos locais

A dimensão socioeconómica do projeto nas comunidades locais será abordada através deste WP, centrando-se no fomento do desenvolvimento da região através do turismo de natureza e de outras atividades económicas relevantes da região. O objetivo é permitir a criação de novas oportunidades de capacitação e de geração de rendimentos para os produtores e empresários locais.  

T10.1 Capacitação para um melhor turismo de natureza - Formações para capacitar os operadores locais e outras pessoas interessadas em turismo de natureza, com especial incidência no turismo com as espécies-alvo (lobo e lince ibéricos).  

T10.2 Apoiar as empresas locais para incentivar o desenvolvimento económico local - Prestar apoio técnico às empresas locais, através de uma rede informal que promova parcerias, o marketing conjunto e o desenvolvimento de ofertas de produtos que aumentem a visibilidade das empresas na região.  

T10.3 Criar valor acrescentado para os agricultores através da adoção de boas práticas de coexistência - Criação de colaborações com empresas do sector privado que permitam acrescentar valor aos produtos de agricultores que adotem medidas de coexistência positiva com o lobo e o lince.

WP11 - Sustentabilidade, replicação e exploração dos resultados do projeto

T11.1 Sustentabilidade - A sustentabilidade dos trabalhos do projeto será assegurada através de um conjunto de ações continuadas que permitirão que possam ser realizadas e continuadas após o final do projeto.

T11.2 Replicação - Esta tarefa focar-se-á na replicação e potencial de aumento de escala dos resultados e ações do projeto aquando do seu término, num cenário pós-projeto. Procurar-se-á promover e facilitar o uso e sucessos do trabalho desenvolvido nas restantes tarefas para futuros novos projetos e ações de conservação de natureza.

T11.3 Valorização dos resultados do projeto - Contribuir para uma maior exploração dos resultados do projeto será o principal objetivo das atividades de disseminação técnica, assim como das tarefas específicas de capacitação, a realizar como parte dos trabalhos de conservação. Em complemento a essas ações, nesta tarefa, tendo como visão o pós-projeto, será elaborado um Plano de Conservação Pós-LIFE que fornecerá orientações adicionais e identificará públicos-alvo estratégicos a quem a disseminação pós-projeto, com vista a um maior alcance, deve ser dirigida.

Objetivos
• Melhoria das condições ecológicas necessárias para o lobo ibérico e o lince ibérico numa área transfronteiriça a sul do rio Douro, através do aumento da abundância de presas selvagens e da melhoria do habitat.

• Melhoria das condições sociais através da promoção de uma coexistência positiva das espécies com as comunidades rurais e suas atividades, e promover o desenvolvimento socio económico local.

• Aumentar a capacidade e o intercâmbio de conhecimentos na avaliação da prevenção de danos e na deteção de crimes ambientais.

• Promover a cooperação transfronteiriça e fomentar soluções conjuntas para a conservação da natureza.
Principais resultados esperados
• Aumento do habitat adequado e das presas para o lobo e o lince em 16 881 hectares, com replicação em propriedades privadas.

• Apoio à utilização de medidas de prevenção de danos (cães de proteção de gado e vedações) em 30 novas explorações.

• Melhoria do quadro jurídico português para os cães de proteção de gado.

• 10 sessões participativas com os principais atores locais para identificar e desenvolver em conjunto soluções que promovam a coexistência positiva.

• Programas de Educação e Formação Ambiental dirigidos a 9 000 estudantes e 150 professores.

• Formações transfronteiriças para reforçar a capacidade de pelo menos 50 agentes do SEPNA e SEPRONA.

• Formações transfronteiriças centradas nas melhores práticas para a conceção, operação e gestão de programas de turismo de natureza para as espécies-alvo.

• Estabelecimento de uma rede local de embaixadores de vida selvagem que permita um acompanhamento próximo das áreas habitadas pelas espécies-alvo.
Saiba mais
Conheça
e acompanhe
todo o projeto
Relato de Avistamento

Avistou um lince
ou um lobo?

Preencha o formulário de avistamento.

Campos obrigatórios *
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Campos obrigatórios *
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Acompanhe o nosso projeto

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par  de todas as novidades.
Campos obrigatórios *
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.