22.12.2025

Formação "Avaliação forense de eventos de predação atribuídos ao lobo"

WP9 - Aumentar a vigilância e a capacidade de ação na indemnização dos danos causados ao gado

No dia 12 de Dezembro de 2025, decorreu a ação de formação "Avaliação forense de eventos de predação atribuídos ao lobo", no âmbito do Projeto LIFE LupiLynx coordenado pela Rewilding Portugal, em colaboração com o LIFE Wild Wolf (https://www.lifewildwolf.com/), em parceria com o ICNF, I.P. e o Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Destinou-se a Vigilantes da Natureza, Técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e foi aberta a docentes, estudantes e parceiros.

A formação foi conduzida pelo veterinário Simone Angelucci, do Parque Nacional de Maiella (Itália), que no período da manhã partilhou os seus conhecimentos sobre avaliação forense em casos de morte de animais de produção (rebanho ou manada); e no período da tarde os participantes tiveram a oportunidade de consolidar os conhecimentos, numa sessão prática na sala de necropsias do Hospital Veterinário da UTAD, através da avaliação forense de dois cadáveres de ovinos cuja morte foi atribuída ao lobo.

De uma forma bastante interativa, Simone Angelucci começou a sessão com uma breve introdução do trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas pela equipa do Parque Nacional de Maiella, que evoluiu gradualmente de uma pura monitorização do lobo e suas presas (biologia, comportamento e ecologia), para ações no terreno que visam a coexistência com as populações humanas e as atividades socio-económicas. Destacou a importância da existência de protocolos de recolha de evidências em campo, a análise dos dados e a devida avaliação do contexto, bem como do impacto da celeridade nos procedimentos administrativos.

Abordou-se ainda a pertinência de se desenvolver um conhecimento aprofundado sobre os comportamentos predatórios dos carnívoros, sejam selvagens, como o lobo ou lince, ou de animais domésticos cujos comportamentos se podem tornar ferais e causar prejuízos no efetivo pecuário. Com recurso a fotografias e infográficos, debateu-se posteriormente o desafio de se poder identificar de forma inequívoca um evento de predação por lobo (ou outra espécie selvagem), a sensibilidade do tema e a importância da avaliação e da postura de quem primeiro interage com um criador que tenha perdido um animal em circunstâncias que carecem de diagnóstico. Ainda durante a manhã houve lugar a uma breve apresentação a cargo da Rewilding Portugal sobre o protocolo de recolha de amostras não invasivas para identificação do predador em casos de avaliação de danos que está em vigor nas áreas de trabalho do LIFE Lupi Lynx.

Na sessão da tarde os participantes tiveram a oportunidade de observar, de forma prática, os conceitos e recomendações abordados na parte teórica da formação. Através da análise de duas carcaças de ovelha obtidas de um caso real de denúncia de danos, o formador demonstrou como uma avaliação na ótica de um vigilante ou técnico de natureza deve ser conduzida. Foi exemplificado o procedimento que deve ser seguido aquando da chegada ao local da vistoria e as principais evidências a analisar e registar. A importância de seguir o procedimento e registar a maior informação possível sobre o ataque e o contexto do mesmo foram realçadas, com vista a poder fazer uma avaliação o mais objetiva possível.

Credits: ICNF
Credits: ICNF

Esta ação de formação integra um programa abrangente de capacitação técnica, intercâmbio de especialistas e partilha de conhecimento técnico-científico a ser implementado pelo LIFE Lupi Lynx. Eventos como este visam ampliar e aprofundar os conhecimentos de todos os que partilham o território com espécies selvagens, e cujo objetivo é melhorar a capacidade de ter medidas técnico-legais justas e adequadas para a coexistência das atividades humanas com a vida selvagem.

Relato de Avistamento

Avistou um lince
ou um lobo?

Preencha o formulário de avistamento.

Campos obrigatórios *
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Campos obrigatórios *
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Acompanhe o nosso projeto

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par  de todas as novidades.
Campos obrigatórios *
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.