A Rewilding Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, estabelecida em janeiro de 2019 na Guarda, cuja missão é promover a conservação da natureza por meio de medidas de rewilding em Portugal. Atualmente o foco do trabalho centra-se nas áreas do Grande Vale do Côa e Beira Alta, regiões onde as elevadas taxas de abandono rural criaram oportunidades para trazer a natureza de volta.
A região do Grande Vale do Côa é um importante corredor de vida selvagem para muitas espécies da região e o reforço desse corredor poderá desempenhar um papel importante na recuperação de espécies raras, como a cegonha-preta e o lobo ibérico. A Rewilding Portugal é o principal parceiro da Rewilding Europe na área de rewilding do Grande Vale do Côa e está a trabalhar em estreita colaboração com a Rewilding Europe para alcançar o objectivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.
O projecto recebe co-financiamento dos seguintes programas e entidades:
O programa LIFE é o instrumento de financiamento da União Europeia para o ambiente e a ação climática, criado em 1992. Todos os anos, a Comissão Europeia, que gere o programa LIFE, lança um convite à apresentação de propostas e, com base em critérios que levam em conta o programa estratégico plurianual e as prioridades nacionais, determina quais dos projetos propostos podem beneficiar do apoio financeiro do programa LIFE e publica regularmente uma lista destes projetos.
A Rewilding Europe é uma fundação sem fins lucrativos sediada na Holanda desde 2011. Como organização independente, a Rewilding Europe afirmou-se como uma iniciativa pan-europeia, operando na linha da frente dos esforços de “rewilding” (renaturalização) à escala europeia. Juntamente com inúmeros parceiros, a nível europeu, nacional e local, a Rewilding Europe atua em dez grandes paisagens de rewilding em toda a Europa.